BUREAU CONTÁBIL IRPF 2016 – DOAÇÕES FEITAS E RECEBIDAS

1. Doações Recebidas:

1.1 Doações Recebidas em Bens Móveis e Imóveis:

Aquele que recebe as doações deve declará-las da seguinte forma:

1 – Relacionar no campo “Discriminação” da Declaração de Bens e Direitos as doações recebidas, com a indicação do nome e do número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do doador.

2 – Informar no campo “Situação em 31/12/2015 (R$)” o valor do bem ou direito recebido, conforme estabelecido pelo instrumento de doação.

3 – Informar o valor correspondente à doação na ficha Rendimentos Isentos e Não tributáveis.

1.2 Doações Recebidas em Dinheiro

O valor das doações recebidas em dinheiro deve ser incluído na ficha Rendimentos Isentos e Não tributáveis, informando o nome, o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do doador e o valor recebido

2. Doações Feitas

2.1 – Doações Feitas em Bens Móveis e Imóveis:

O doador deve proceder da seguinte forma: informar no item relativo ao bem doado, no campo “Discriminação” da Declaração de Bens e Direitos, o nome e o número de inscrição no CPF de quem recebeu a doação; deixar em branco o campo “Situação em 31/12/2015 (R$)” e ainda na ficha “Doações Efetuadas”, sob o código 81.

2.2 – Doações Feitas em Dinheiro:

O doador deve declarar na Ficha de Doações Efetuadas o nome, o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do beneficiário, o valor doado e o código 80 (Doações em espécie).