top of page
close-up-hand-playing-with-toy-table.jpg

Contabilidade para

Holdings

Estruturar uma Holding leva em consideração a centralização e a manutenção do patrimônio constituído durante toda uma vida. Os objetivos principais para a constituição de uma holding são blindagem, sucessão e economia tributária.

Sucessão

holdii.jpg

A constituição de uma holding possibilita, em vida, o planejamento sucessório,  através da transferência dos bens e direitos da pessoa física para pessoa jurídica. Isto proporciona a diminuição do pagamento de impostos, a exemplo do ITCMD (imposto de competência estadual, que incide sobre a transmissão de bens e direitos aos herdeiros), taxas cartorárias e demais despesas com inventário. Outro aspecto importante é que os bens que estão no patrimônio da holding, em caso de falecimento da pessoa física, permanecem livres para serem geridos até a conclusão do processo de inventário.

Blindagem patrimonial

Os bens e direitos pertencentes a uma holding, seja de participações ou patrimonial, não se confundem com os bens dos seus sócios, pessoa física, o que diminui, consideravelmente, a possibilidade de perda desses bens em caso de insucesso da pessoa física em seus negócios.

Redução de carga tributária

A tributação do imposto de renda sobre os rendimentos de aluguel, em uma holding, tem uma redução considerável em relação à tributação desses mesmos rendimentos para a pessoa física. Outra vantagem tributária relevante diz respeito ao ITCMD, Imposto sobre Transmissão Causa Mortes e Doação, que é de competência estadual e que incide na transmissão de bens e direitos do patrimônio da pessoa falecida para os seus herdeiros.

bottom of page